Tuesday, January 13, 2009

«Ensine os seus filhos a poupar»!

Num momento de crise, achei curiosa a notícia «Ensine os seus filhos a poupar»! (em detalhe: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1031755&div_id=1730)

Comecei a ler e mais interessante achei o conteúdo: «as suas poupanças também passam pela gestão que os seus filhos fazem do dinheiro que lhes dá». Comece por explicar-lhes que não poderão ter tudo o que querem, tendo de estabelecer prioridades e efectuar poupanças.

É igualmente importante que o seu filho conheça o dinheiro. Mostre-lhe diversas moedas e notas e explique-lhe as diferenças entre os valores. Ofereça-lhe um mealheiro onde ele possa ir juntando as moedas que lhe for dando. Dê preferência a mealheiros com transparências para que o seu filho possa ver o conteúdo a aumentar. - esta parte é deveras gira, nunca tinha pensado nisto mas efectivamente deve dar resultado!!

Quando este estiver cheio compre com ele um presente que ele quer muito, para que tenha noção do tempo necessário e da importância da poupança. Das próximas vezes, deposite o dinheiro numa conta específica para criança, isenta de encargos bancários.

É importante que lhe dê uma mesada, de acordo com a idade e com os gastos mensais. Dê-lhe o suficiente, de forma a incutir a poupança.

Ensine ainda o seu filho a fazer um orçamento. Dê o exemplo. Se quer que o seu filho aprenda a viver de acordo com as suas possibilidades, o exemplo tem que partir de si!

Aproxime-o das questões financeiras: no café deixe que seja ele a entregar o dinheiro para pagar, no supermercado ensine-o a comparar os preços e a distinguir os bens essenciais dos supérfluos.
E não esteja sempre a oferecer-lhe presentes. O seu filho não se irá sentir mais amado por isso e habituar-se-á a ter tudo o que quer, sem qualquer esforço. Não ceda a pressões e birras de consumo.

Por último, não lhe dê dinheiro em troca da realização de tarefas domésticas nem de bons resultados escolares. Ter boas notas e participar nas tarefas domésticas são actos que devem ser assumidos pelo seu filho como responsabilidades.

Parece-me que serão conceitos a reter, não vos parece?

Sim... eu sei que bom era que saísse o Euromilhões mas até lá uma boa Gestão Financeira do nosso orçamento familiar pode ajudar!!!

8 comments:

caloca said...

Olá. Pois, realmente é um artigo bastante interessante, pois as nossas crianças de hoje não têm noção do valor das coisas e na sociedade consumista em que vivemos, convem alertá-los para estas questões.
Jinhos e boa semana
Armanda

VerdeBlue said...

Olá!
Que belo texto! Obrigada! :)
E muito útil nos dias que correm! ;)
Aproveito para deixar uma beijoka grande de bom 2009! *****
Cat

Sofia & Companhia said...

Pois, pois, do jeito que a n/economia anda, não sei onde iremos parar!! Com a minha filha aconteceu uma coisa gira (eu achei) ...ela recebeu algum (bastante) dinheiro no Natal, para comprar o que quisesse, e eu aconselhei-a a guardá-lo e comprar agora nos saldos...mas como andámos o ano inteiro a cortar ao máximo e ela não comprou quase nada durante o ano, assim que teve o dinheirinho na mão, aí foi ela direitinha ao Allegro, pô-lo a render!!!
Bjs
Sofia

Coisas de Mulher said...

Muito interessante...
Beijinho grande e obrigada pela visita!
Um excelente 2009 para ti :))
Helena :D

Sandra Caetano said...

Olá,

Mas que belo texto..e como diz o ditado de pequenino ....!!!!

Bjs
Sandra

Mia Mello said...

Assim mesmo é que é! Por os putos td a contar os tostões! =D ahahah eu assim que o meu filho olhar pa mim vou dizer: "PXXXXTTT óóó ... não olhes muito que depois tens de por óculos e isso sai-te caro".. isto sim é por o meu filhote a poupar! =P =P =P

(as pessoas a pensar: "aiii k horror "... mas a criança nao vai passar por nada disso, relax. Ainda nem existe =P )

LOL... (tou parva dum todo)

beijaçaaaaaaaaaaaaa

as artes da xana said...

Olá Madrinha pois é em tempo de crise há que ensinar os mais pequeninos e realmente o tomás gosta de arrecadar as moedinhas e pô-las no seu mealheiro...
quanto á crise ou melhor ás pizas... é só combinar...
jinhos xana

Larokitas said...

Tem razão, sim senhora!
Vou começar a fazer o mesmo com a Lara - boa !!!!
Jocas grandes

si